O Falsário

Die Fälscher – 2007

Direção: Stefan Ruzowitzky

Roteiro: Stefan Ruzowitzky

Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow, Martin Brambach, August Zirner, Veit Stübner, Andreas Schmidt, Lenn Kudrjawizki

Demorei um pouco para ver esse filme porque estava cansado de ver e ler coisas relativas a Segunda Guerra Mundial, Campos de Concentração e afins. Decidi ver o filme e me surpreendi pois a abordagem que faz é diferente, deixando a guerra e a violência contra os judeus apenas como pano de fundo.

A história é sobre a Operação Bernhard, onde o falsificador Salomon Sorowitsch é forçado a confeccionar notas falsas para os nazistas. Boa parte do filme é um flash back sobre o tempo em que Sorowitsch passou no Campo de Concentração de Mauthausen falsificando libras e dólares para além de ressuscitar a falida economia alemã, os nazistas pudessem quebrar a economia da Inglaterra. Junto com Sorowitsch trabalham ainda um grupo de prisioneiros judeus, dentre eles Adolf Burger, autor do livro que inspirou o filme e é com Burger que Sorowitsch vai encarar o dilema de estarem trabalhando para ajudar o inimigo.

As atuações são muito boas, destacando a de Karl Markovics no papel principal. O roteiro também é muito bom, sabendo mesclar a pertubação de um período de guerra com o conflito pessoal de se estar fazendo algo para ajudar seu opressor.

Curiosamente o filme não recebeu muitos prêmios, apenas dois, sendo que um foi o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: