A Guerra dos Mundos

The War of the Worlds – 1953

Direção: Byron Haskin

Roteiro: Barré Lyndon

Elenco: Gene Barry, Ann Robinson, Les Tremayne, Robert Cornthwaite, Sandro Giglio

É bacana ver filmes antigos e reparar como a forma de se filmar mudou bastante com o passar dos anos, independente se foi para a melhor ou para a pior.

Esse Guerra dos Mundos é o de 1953, então muitas coisas nele podem hoje parecer ridículas, mas que para a época era um avanço danado. Os efeitos são bem bobinhos e certas horas bem feios, mas em sua maioria ainda é melhor do que muita coisa feita atualmente, mas para a época eram tão a frente que levaram um Oscar por eles. Outro ponto bacana é a diferença no tipo de atuação, as vezes muito caricata e com feições bem exageradas. Até as tomadas de cenas são diferentes e com cortes mais secos.

A história é basicamente a mesma do filme do Spielberg, começa com um narrador falando dos marcianos e termina com ele falando dos germes e bactérias. Um grupo de máquinas de destruição vindas de Marte, caem na Terra e vão aos poucos eliminando tudo o que vêem pela frente, seja animal, vegetal ou mineral. Aqui o narrador tem um papel maior e explica melhor as coisas, contando o porque dos marcianos atacarem a Terra e deixa bem mais claro no final quem foi que salvou o planeta. A ação demora um pouco a ocorrer, não é tão intensa, as máquinas não emitem sons assustadores, não tem o “adubo humano” e por mais que critiquem o Spielberg, aqui também tem baboseira sentimental, com o acréscimo de uma ladainha cristã.

Em dois momentos temos cenas parecidas, a do porão da casa na fazenda e no final, quando a nave se abre e o ET cai morto.

É um bom filme e um bom exercício para observar as diferenças na forma de se contar uma história.

P.S. Se alguem achar o livro ou até mesmo um e-book, por favor, me avise. De preferência em português!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: