O ano em que meus pais saíram de férias

O ano em que meus pais saíram de férias – 2006

Direção: Cao Hamburger

Roteiro: Claudio Galperin, Cao Hamburger, Bráulio Mantovani, Anna Muylaert

Elenco: Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Liliana Castro, Simone Spoladore, Paulo Autran, Caio Blat, Eduardo Moreira

Tai mais um filme que mostra o quão evoluído está o cinema nacional. “O ano…” foi uma das maiores sensações do ano passado, sendo indicado a mais de 30 premiações e vencendo 18 delas. O roteiro escrito a 8 mãos, retrata um momento tenso da política nacional de uma forma sutil, apenas como pano de fundo. Também pudera, o personagem principal, Mauro (Michael Joelsas), tem apenas 12 anos e no ano de 1970 suas únicas preocupações são o futebol e que os pais voltem logo das tais férias. Algumas passagens são referências do que o diretor e roteirista Cao Hamburger passou na infância, como a prisão dos pais.

Na trama, Mauro vê a sua vida mudar, quando seus pais tem que tirar umas férias forçadas (eufemismo para se esconder da perseguição na ditadura) e ele é levado de Belo Horizonte para São Paulo para ficar com o avô. Seus problemas começam quando ao esperar por horas na porta do apartamento do avô, descobre que ele morreu e tem que ficar hospedado na casa de Shlomo (Germano Hauit), um velho e solitário judeu. Na casa de Shlomo, Mauro vai tendo problemas de adaptação, a comida é ruim e o velho é chato demais. Os dias vão passando e Mauro fica grudado no telefone, esperando uma ligação dos pais. A coisa vai melhorando quando ele faz amizade com a esperta Hanna (Daniela Piepszyk) e com ela vai descobrir novos sentimentos e brincadeiras.

“O ano…” é um filme muito bonito e sabe dosas muito bem a inocência e esperança de uma criança com a truculência desse período de nossa história. Algumas cenas, como ele treinando de goleiro na cama e comemorando os gols da seleção brasileira na Copa de 1970 são alguns exemplos disso. É um dos melhores filmes de 2007, presta de boa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: