Funny Games – Violência Gratuita

Funny Games – 2007

Direção: Michael Haneke

Roteiro: Michael Haneke

Elenco: Naomi Watts, Tim Roth, Michael Pitt, Brady Corbet, Devon Gearhart

Esse é um filme muito, mais muito estranho. É um remake do filme de mesmo nome de 1997 e ambos fora escritos e dirigidos pelo alemão Michael Haneke. Em suas quase duas horas, “Funny Games” alterna momentos de pura tensão e violência com momentos da mais chata monotonia e desperdício de fita.

A idéia do autor é mostrar a banalização da violência e como o tele espectador tem grande participação no que é transmitido hoje em dia. Focando nisso, o filme é muito bem sucedido, mas a insistência em cenas longamente dramáticas, com uns 5 minutos de plano seqüência que filmam o nada, o deixam monótono e irritante. É ai a estranheza do filme, misturar o profundo tédio com a angustia e nervosismo. Algumas cenas demoram demais e nada acontece, mostrando os personagens chorando ou sem fazer nada de importante.

A trama conta a história de um casal, Ann (Naomi Watts) e George (Tim Roth) e seu filho Georgie (Devon Gearhart), que durante umas curtas férias na sua casa no lago são surpreendidos por dois jovens, Paul (Michael Pitt) e Peter (Brady Corbet), que através de brincadeiras violentas vão torturar a família. A idéia de Paul e Peter é apenas se divertir com a família, humilhando-os e fazendo com que entrem em pânico. Para desespero da família, seus sequestradores proporam uma aposta: até as 9:00 da manhã eles serão mortos. Por umas três vezes Paul se dirige a câmera perguntando a opinião do espectador, mostrando claramente a intenção do diretor de provar a participação de quem assiste no que é transmitido.

“Funny Games” é um filme interessante, mas as longas cenas de nada enchem o saco, se você conseguir tolerar isso vai adorá-lo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: