A Conquista da Honra

Flags of our fathers – 2006

Direção: Clint Eastwood

Roteiro: William Broyles Jr., Paul Haggis

Elenco: Ryan Phillippe, Jesse Bradford, Adam Beach, Paul Walker, John Benjamin Hickey, Jamie Bell

O que é mais bacana nesse filme é que não tentaram mostrar heróis de batalha, muito pelo contrário, a história passa o tempo todo desmistificando o que seria um herói de baralha.

Baseado no livro de James Bradley, “A conquista da honra” mostra a farsa armada pelo governo estadounidense para arrecadar mais fundos para financiar suas tropas durante a guerra. Em alguns momentos temos semelhanças com algumas cenas de “Cartas de Iwo Jima”, o desembarque e o início da batalha ficaram bem interessantes analisados dos dois ângulos.

A trama alterna momentos de batalha com a turnê de três ex-combatentes para arrecadar os fundos para financiamento da guerra. Em Iwo Jima, o pelotão de Doc (Ryan Phillipe), Rene Gagnon (Jesse Bradford) e Ira Hayes (Adam Beach), erguem uma bandeira dos Estados Unidos no topo da montanha no quinto dia de batalha, no momento esse ato é insignificante, já que após isso vão enfrentar mais de 30 dias de batalha. Uma foto tirada quando erguiam a bandeira muda a participação deles em Iwo Jima. Com o sucesso da foto os três são enviados de volta aos Estados Unidos para iniciar a turnê. Em cada cidade que passam são recebidos como heróis e a foto é tratada como uma ilustração da vitória. O que não foi explicado ao público é que a foto na realidade não representa absolutamente nada, o registro foi feito de um segundo asteamento da bandeira, já que a primeira foi substituída logo após ser colocada lá. Durante a turnê, os três ex-combatentes vão enfrentando os conflitos internos de saberem a verdade mas sem poderem contá-la. O mais importante de tudo é que segundo o filme, eles sabiam que não eram heróis e se sentiam incomodados com esse título.

“A conquista da honra” é um bom filme de guerra justamente porque não é só um filme de guerra e com seu complemento em “Cartas de Iwo Jima” formam uma bela dupla.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: