Efeito Dominó

The Bank Job – 2008

Direção: Roger Donaldson

Roteiro: Dick Clement, Ian La Frenais

Elenco: Jason Statham, Saffron Burrows, Stephen Campbell Moore, Daniel Mays, Michael Jibson, James Faulkner, Alki David

“Efeito Dominó” é baseado em fatos reais que cercaram um misterioso e não solucionado assalto a banco em Londres em 1971. Os fatos são tão obscuros que se misturaram com teorias e com informações desencontradas. O grupo que assaltou o banco, levou boa parte dos pertences dos cofres pessoais em um banco na Baker Street e acabou se envolvendo em uma confusão com o MI-5, mafiosos, policiais corruptos e a realeza britânica. A imprensa noticiou o roubo por alguns dias, mas depois foi forçada a não publicar nem uma notinha sobre os acontecimentos. No final do filme, algumas legendas explicam o que aconteceu depois com possíveis envolvidos, mas ressalta que nenhum dos assaltantes foi preso.

O roteiro, escrito por Dirk Clement e Ian la Frenais é bem veloz, possuíndo muitas intrigas e reviravoltas, mas nada muito fantasioso nem mirabolante e issó é muito bom. Terry Leather (Jason Statham) é um vendedor de carros que faz uns pequenos trambiques com seus amigos, ele está devendo uma grana para alguns mafiosos e quando uma ex-namorada, Martina Love (Saffron Burrows), reaparece com um plano de um assalto a banco, Terry vê a chance de melhorar sua situação financeira.

Terry monta um grupo composto além dele e de Martina, por Kevin (Stephen Campbell Moore), Dave (Daniel Mays), Arthur (James Faulkner), Bambas (Alki David) e Eddie (Michael Jibson). O plano para entrarem no cofre é bem simples, eles alugam uma loja vizinha ao banco e vão cavando um tunel até lá. A operação é vigiada por Eddie, que do alto de um prédio em frente ao banco fica de olho se a polícia vai aparecer ou não e vai avisando através de um walkie-talkie.

O que eles não sabem é que Martina está agindo a mando do MI-5, que quer umas fotos escondidas em um dos cofres. Durante a escavação, um ser atoa capta as conversas pelos walkie-talkies e chama a polícia, que inicia uma correria para identificar o banco e os assaltantes, mas acabam não tendo sucesso. O grupo chega aos cofres e faz uma limpa e carrega muita coisa que vai dar bastante dor de cabeça a eles. As coisas pioram quando um mafioso que teve seu cofre roubado, descobre quem foram os assaltantes e sequestra Dave e Eddie para recuperar uma caderneta com o nome de policiais a quem ele pagava propina. Para piorar mais ainda o MI-5 quer as tais fotos e a polícia os assaltantes, então o grupo tem que bolar um plano para se livrar da confusão e poder ficar com a grana.

Fazendo uma analogia besta, “Efeito Dominó” é um “Onze Homens e um segredo”, sem um elenco extremamente estrelado, mas com uma idéia bem mais plausível.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: