O Diário de uma Babá
The Nanny Diaries – 2007
Direção: Shari Springer Berman, Robert Pulcini
Roteiro: Shari Springer Berman, Robert Pulcini
Elenco: Scarlett Johansson, Laura Linney, Nicholas Art, Paul Giamatti, Chris Evans, Alicia Keys
De uma forma geral, “O Diário de uma Babá” é um bom filme e contém boas críticas a alta sociedade de Nova York. Mas alguns elementos presentes são extremamente desnecessários e fazem com que ele caia no lugar comum, coisas para fazer o filme mais comercial.
A história é uma adaptação de um livro escrito por Nicola Kraus e Emma McLaughlin, duas ex-babás que não tiveram bons momentos com as famílias para quem trabalharam no Upper East Side em Nova York e resolveram relatar suas experiências. Quem assina o material cinematográfico é a dupla de diretores e roteiristas Shari Springer Berman e Robert Pulcini, que apareceram em 2003 com “Anti-Herói Americano”. Por mais que insistam em pecar como na hora de colocar um romance bobo e mal trabalhado e uma seqüência viajandona, a crítica presente nos relacionamentos entre as famílias e as babás é bem explorado pelo texto e pelas atuações de Scarlett Johansson, Paul Giamati, Nicholas Art e principalmente por Laura Linney, que é educada, psicótica e carente em momentos alternados do filme.
A história gira em torno de Annie Braddock (Scarlett Johansson), uma jovem que recém saída da universidade ainda tem muitas dúvidas sobre quem realmente é e o que pretende ser no futuro. O início de suas descobertas começa quando encontra o pequeno Grayer( Nicholas Art) e sua mãe (Laura Linney), a quem Annie chama de Senhora X e recebe uma oportunidade de emprego como babá do garoto. Achando uma boa solução para começar a resolver seus problemas, Annie aceita o convite e se muda para a casa da família, localizada no Upper East Side, que é uma das áreas mais valorizadas de Nova York.Como pretende ser antropóloga, Annie vê a chance de começar seus trabalhos analisando a vida da família e vai fazendo comentário em Off ao longo do filme.
O encanto inicial com a Senhora X e Grayer se rompe logo no primeiro dia e aos poucos ela vai percebendo que a família está em ruínas, o chefe da casa, o Senhor X (Paul Giamati) é um marido e pai ausente, que da mais atenção ao trabalho e fazendo tudo para estar viajando. Esse abandono faz com que a Senhora X seja uma mulher nitidamente problemática e que também não da muita atenção ao filho. As brigas constantes entre os pais afetam diretamente Grayer, que apesar de ser uma boa criança é muito mimado e todo fresquinho. Mesmo com todo ambiente desfavorável, Annie não larga o trabalho por que criou um elo forte com Grayer e sabe que o menino precisa de atenção, mas as coisa chegam a um ponto tão insuportável que Annie estoura e faz um monólogo para uma câmera escondida no quarto de Grayer.
O elenco ainda conta com Chris Evans e Alicia Keys, mas seus personagens não acrescentam em nada na história. “O Diário de uma Babá” presta, mesmo tendo uns momentos desnecessários.