Botas de Aço

Steel Toes – 2006

Direção: Mark Adam, David Gow

Roteiro: David Gow

Elenco: David Strathairn, Andrew W. Walker, Ivan Smith

É tão difícil ver um filme que retrate temas como neo-nazismo, movimento skinhead e violência sem cair no clichê e informações completamente equivocadas que “Botas de Aço” me surpreendeu. O filme trata da violência de um jovem membro de um grupo skin neo-nazi, mas faz isso de forma inteligente, mostrando o lado psicológico das coisas, sem cair no “achismo” e no costumeiro “pessoas sem cérebro”. A idéia passa longe de justificar atos de violência ou ódio racial, mas sim de mostrar as razões pelas quais um jovem inteligente se envolve com movimentos extremistas e seu amor pela causa. A violência aqui é psicológica, tanto pelo lado do advogado judeu, quanto pelo jovem que quer ser julgado pelo crime que cometeu e não pelo grupo que pertence.

Danny Dunkleman (David Strathaim) é um advogado liberal que recebeu um caso difícil de ser defendido, a agressão de um jovem neo-nazista que resultou na morte de um imigrante indiano. Os primeiros encontros entre cliente e advogado são infrutíferos, já que Danny não esconde que não gosta do jovem e Mike (Andrew W. Walker) está convicto que suas motivações são justificáveis. Ao longo da trama, o envolvimento entre os dois vai aumentando e Danny encherga o potencial de Mike e tenta de todas as forma mudar a sua forma de pensar.

Uma das frases mais significativas está no início do filme, quando Mike diz a Danny que em um mundo ideal ele mandaria matá-lo, mas que no mundo real precisava mais dele do que de qualquer outra pessoa. A abordagem tensa do roteiro e as excelentes atuações de David Strathaim e Andrew W. Walker, renderam a “Botas de Aço” três prêmios em diferentes festivais. Para quem quer uma abordagem inteligente de um assunto muito controverso, “Botas de Aço” é ideal.

Comments
2 Responses to “Botas de Aço”
  1. Leandro Dias disse:

    Ótimo filme, ótimas atuações, enredo, e climas..
    Boa pedida para quem gosta de um filme inteligente, que toque em um assunto tão polêmico e pouco falado da forma que é abordado nesse..

  2. Frank Lampard disse:

    Vale a pena investir o tempo nesta filme para quem procura uma discussão com conteúdo sobre um assunto relevante para o contexto da sociedade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: