Madrugada dos Mortos

Dawn of the Dead – 2004

Direção: Zack Snyder

Roteiro: James Gunn

Elenco: Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber, Mekhi Phifer, Ty Burrell, Michael Kelly, Kevin Zegers, Michael Barry, Inna Korobkina, Bruce Bohne

“Madrugada dos Mortos” é uma refilmagem de “O Despertar dos Mortos” de 1978 do genial (e perturbado) George Romero, que ganhou uma bela injeção financeira e pode tomar ares de super-produção.

Dirigido pelo na época estreante Zack Snyder, que depois dirigiu “300” e está na frente de “Watchmen” que sai no ano que vem, “Madrugada dos Mortos” tem suas particularidades com relação ao original de Romero, alguns elementos que com certeza devem ter sido encomendados pela Universal Pictures, dão mais agilidade ao filme, fazendo com que muitas vezes ele se torne um filme de Ação e não de Terror. Para alguns fãs mais xiitas, essas alterações podem causar raiva, mas nem de longe tornam o filme chato ou ruim, muito pelo contrário, é essa inovação e nova abordagem que deixam o filme frenético e ser muito bom. As cenas são mais bem trabalhadas e temos até grandes tomadas aéreas, filmando acidentes de carro e fumaça por toda cidade.

O filme se equilibra na forte frase de divulgação: “Quando não houver mais espaço no Inferno, os mortos tomarão a Terra” e por conta disso o número de zumbis é gigantesco, dando um clima muito apocalíptico. O filme começa com Ana (Sarah Polley), uma enfermeira que acaba de sair de mais um plantão conturbado. Ao acordar de manhã, ela e o marido Luis (Justin Louis) são atacados por Vivian (Hannah Lochner), uma criança vizinha que já se tornou um zumbi. Luis é mordido no pescoço e morre, mas logo depois se levanta e começa a perseguir a esposa. Ana consegue escapar e foge pela cidade e vai vendo o caos que está acontecendo. com zumbis correndo para todos os lados e devorando as pessoas. Depois de quase perder o carro para um sobrevivente, Ana bate em uma árvore e logo depois é abordada pelo policial Kenneth (Ving Rhames) e se une a ele.

Em busca de um local seguro para ficarem, eles encontram mais três sobreviventes, Michael (Jake Weber), Andre (Mekhi Phifer) e sua esposa Luda (Inna Korobkna), que está prestes a dar a luz. Vindos de lados opostos, o grupo decide se esconder no shopping em frente e esperar a chegada de ajuda. No shopping eles encontram alguns zumbis, mas nada que com um pouco de violência eles não consigam resolver. Logo depois eles trombam com três seguranças do shopping, CJ ( Michael Kelly), Terry (Kevin Zegers) e Bart (Michael Barry), que não fazem uma boa recepção, mas acabam deixando eles ficarem.

Do alto do shopping, eles vêem a multidão de zumbis que não param de chegar e avistam um outro sobrevivente, Andy (Bruce Bohne), que está isolado em uma loja de armas. Um outro grupo de sobreviventes chega de caminhão e após uma tentativa de ajuda, todos são colocados dentro do shopping. Trancados lá dentro a espera de algum milagre, os sobreviventes vão buscando uma forma de passar o tempo e aprender a conviver com as diferenças.

Após mais algumas mortes, algumas burradas e com dois veículos preparados para uma fuga, o grupo tenta resgatar Andy, mas tudo da errado e na volta uma leva de zumbis invade o shopping e eles são obrigados a fugir as pressas, o novo destino é o barco de Steve (Ty Burrell), um ricaço bem escroto, mas a fuga não será nada fácil devido a multidão de mortos vivos. Vale dizer que mesmo depois dos créditos finais o filme continua, com a fuga dos sobreviventes pelo barco.

“Madrugada dos Mortos” é uma boa refilmagem que se permitiu inovar, colocando os zumbis correndo e assim dando agilidade e muita ação ao filme, presta bastante.

Comments
2 Responses to “Madrugada dos Mortos”
  1. Luanna disse:

    Pra quem viu o original dá pra se perguntar refilmagem de que? A única semelhança é o shopping, então pra mim foi como ver um filme completamente novo.
    Não foi nada mal gastarem uns milhares de dólares nele, a produção ficou mesmo muito legal
    ^^

  2. Ótimo filme! Tô louco pra comprar em DVD.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: