A Noite dos Mortos-Vivos

Night of the Living Dead – 1968

Direção: George A. Romero

Roteiro: George A. Romero, John A. Russo

Elenco: Duane Jones, Judith O’Dea, Karl Hardman, Keith Wayne, Marilyn Eastman, Kyra Schon, Judith Ridley, Russel Streiner, William Hinzman

Night of the Living Dead – 1990

Direção: Tom Savini

Roteiro: George A. Romero

Elenco: Patricia Tallman, Tony Todd, Tom Towles, William Butler, McKee Anderson, Bill Moseley

Acho que nem de longe, George Romero suspeitava que fazendo um filme de baixo orçamento, com história de zumbis ele seria considerado um dos maiores cineastas da história e abriria as portas para um gênero que anos depois estaria dando filhotes atrás de filhotes. Outra coisa que Romero não suspeitava era de quantos clichês seu filme iria produzir, desde zumbis lerdos a “estamos controlando a situação, as pessoas devem procurar abrigo e esperar a chegada de ajuda”, para quem vê filmes de zumbi, a ajuda nunca chega!!

Em 1990, por um motivo que eu nem quero imaginar, um remake foi feito, mas não qualquer pessoa, o próprio Romero encabeçou o projeto, cuidando do roteiro e da produção, deixando a direção para o amigo Tom Savini. Porém o resultado não foi nada legal, Romero mudou alguns pontos legais da história, fazendo com que a personagem principal aqui seja Barbra e não Ben, o final, que é ótimo no primeiro é normal do segundo e os personagens estão bem mais histéricos. Vale a pena como um filme individual, mas não honrou o legado do original. Existe um outro remake, feito em 2006 que leva o título de Night of the Living Dead 3D, mas esse eu ainda não tive coragem de ver.

Os irmãos Johnny (Russel Streiner) e Barbra (Judith O’Dea) estão no cemitério para colocar algumas flores no tumulo do pai. Barbra morre de medo de cemitério e Johnny fica brincando com a irmã, falando que os mortos irão pegá-la. Quando avista um homem chegando perto dos dois, Johnny diz que ele vai pegar Barbra e sai correndo, porém o cara realmente a ataca e Johnny chega para intervir, no meio da confusão ele cai e bate com a cabeça em uma lápide. Barbra foge correndo e entra no seu carro e após bater em uma árvore, continua sua fuga até encontrar uma casa vazia para se esconder.

Em meio ao pânico de encontrar um corpo pela casa e do ataque sofrido Barbra tenta fugir da casa, mas é segura por Ben (Duane Jones), um cara tranquilão que chegou ali de carro, também fugindo dos ataques. Enquanto Barbra fica sentada quase catatônica, Ben resolve agir e fortalecer as janelas e portas da casa, impedindo que os zumbis entrem.

Quando Ben estava no andar de cima, Harry Cooper (Karl Hardman) e Tom (Keith Wayne), saem do porão da casa e quase matam Barbra do coração. Os dois, mais a mulher e a filha de Harry e a namorada de Tom estavam escondidos no porão e não haviam saído antes porque pensaram que os dois eram zumbis. A interação entre eles é difícil, já que Harry quer ficar trancado no porão e Ben insiste em ficar na parte de cima e fugir se possível.

Assistindo a televisão, o grupo fica sabendo que os ataques foram causados por uma sonda vinda de Vênus lotada de radiação, que acabou retomando a vida aos mortos, o problema é que eles voltam sedentos por carne humana. Ainda na televisão eles ficam sabendo da única forma de matar os zumbis, que é um tiro ou qualquer porrada que destrua a cabeça e locais seguros para ficarem, onde além de comida teriam proteção do exército.

Animados com a idéia de fugir, eles montam um esquema para abastecer o carro de Ben em uma bomba vizinha a casa, porém o plano da completamente errado, resultando na morte de Tom e de sua namorada. A partir dai as coisas só pioram para eles, até que um a um eles vão sendo devorados pelos zumbis.

O filme foi muito comentado na época, em sua maior parte comentários ruins, principalmente pelo final não muito comum para os padrões vigentes. 40 anos depois “A Noite dos Mortos-Vivos” continua firme e forte e influenciando muitos filmes por ai, presta bastante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: