Queime depois de ler

burnBurn After Reading – 2008

Direção: Ethan Coen, Joel Coen

Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen

Elenco: George Clooney, Brad Pitt, John Malkovich, Frances McDormand, Tilda Swinton, Richard Jenkins, J.K. Simmons, David Rasche

Uma grande decepção. Essa foi a minha sensação após ver “Queime antes de ler”, um filme que tinha tudo para ser um dos grandes do ano. Só de ter as participações de George Cloone, Brad Pitt e John Malkovich e dos irmãos Cohen na direção e no roteiro, era de se esperar um grandioso filme, mas acaba que as boas atuações não salvam um roteiro bobo e que se torna apenas mais um filme de hollywood.

A escolha de fazer piada da própria cara, satirizando algumas paranóias atuais e o falido sistema do casamento, já resultaram em um monte de filmes nos Estados Unidos. O que os irmãos Cohen fizeram aqui, foi pegar esses elementos e colocar todos os personagens com pontos sórdidos, mas com um lado bastante infantil para dar margem ao humor negro caracteristico do trabalho deles, porém fica aquela impressão de que poderia ter sido mais bem explorado.

As personagens pertencem a grupos diferentes e acabam se ligando por um ponto comum, Osbourne Cox (John Malkovich), um analista da CIA, que acaba se demitindo de suas funções e começa a preparar um livro. Osbourne é casado com Katie (Tilda Swinton), uma médica que tem um caso com Harry Pfarrer (George Clooney), um agente do governo que nas horas vagas marca encontros com outras mulheres pela Internet.

O outro grupo é formado por Linda (Frances McDormand), Chad (Brad Pitt) e Ted (Richard Jenkins), que trabalham em uma academia de ginástica e acabam encontrando um cd com dados para o livro de Osbourne, que eles pensam ser confidênciais e pretendem arrancar dinheiro do cara. O cd foi gravado por Katie a pedido de seu advogado, que procurava todas as informações financeiras do marido para dar entrada no processo de divórcio, porém o cd estava com a secretária do advogado, que acabou perdendo na academia.

Linda quer o dinheiro para fazer algumas cirurgias plásticas e com a ajuda do acéfalo Chad, entram em contato com Osbourne, mas o cara se mostra durão quanto a chantagem, forçando os dois a procurarem uma outra forma para ganhar dinheiro fácil. Eles vão para a embaixada russa tentar uma barganha, mas as informações realmente não interessam muito e desesperados tentam obter mais dados. Chad invade a casa de Osbourne, que nesse momento já foi expulso de casa por Katie e está morando em seu barco.

A situação se complica toda, quando ao rodar pela casa, Chad vê Harry entrando e se esconde no armário do quarto principal, mas quando Harry vai se aprontar para sair e abre o armário toma um baita susto e atira na cabeça de Chad. A confusão é acompanhada pela CIA, que mesmo com todas as informações não consegue entender nada do que está acontecendo e nem qual é a participação de Linda e Chad nessa história toda.

O filme não é ruim, mas chega a ser xoxo, poderia ser melhor com certeza. Talento e capacidade, os envolvidos já provaram que tem de sobra.

Comments
2 Responses to “Queime depois de ler”
  1. joejoe disse:

    nao queime DEPOIS de ler?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: