Manda Bala

mandabalaManda Bala – 2007

Direção: Jason Kohn

Roteiro: Jason Kohn

.

“Esse filme não pode ser exibido no Brasil”. Assim começa “Manda Bala”, um documentário feito por um estado unidense filho de brasilera sobre duas das maiores vergonhas do nosso país, a corrupção e a violência.

Utilizando mais de novas imagens do que coisas de arquivo, “Manda Bala” traça uma análise de um ciclo iniciado a tempos no Brasil e que hoje em dia é muito comum para nós, principalmente para quem vive em grandes cidades. O diretor, Jason Kohn, mostra os dois pontos desse ciclo, a corrupção por parte dos governantes, que roubam dos mais pobres, que por sua vez sequestram e roubam dos ricos.

O filme inicia com uma fazenda de rãs e durante uma entrevista com um empresário do ramo, um elemento importante do filme é citado, o ex-Presidente do Senado Jader Barbalho. Jader, que comandava a Sudam, orgão responsável pelo desenvolvimento da Amazônia, foi acusado de desvio de monstruosas quantias de dinheiro e usou uma fazenda de rãs para lavar o dinheiro. Obviamente, como na maioria dos casos envolvendo politicos, Jader não foi preso e nem condenado a nada, vivendo sua vida tranquilamente com o dinheiro roubado do governo.

A outra ponta da história mostra quem é afetado diretamente pela onda de crimes e sequestros nas cidades, causada pelas pessoas que são mais afetadas pela corrupção, as classes mais pobres. Quem fica no meio dos crimes é forçado a viver constantemente com medo e se virar para se proteger da melhor forma possível. Segundo dados apresentados, São Paulo é a cidade com maior número de helicópteros particulares e automóveis blindados.

Para ilustrar cada elemento desse complexo ciclo, temos uma série de entrevistas, uma com um empresário paulistano que gasta rios de dinheiro blindando seus carros, uma mulher que foi seqüestrada e teve a orelha decepada, um seqüestrador que não demonstra nenhum arrependimento pelos crimes cometidos, o fazendeiro de rãs e o excelentíssimo senhor Jader Barbalho, que na maior cara de pau se defende de todas as acusações de desvios de dinheiro.

Por mais que tenha sido criticado no país, nada ali é mentira, infelizmente a nossa realidade é aquela mostrada, aonde em um ciclo de violência e crimes toda a população é envolvida e atua de alguma forma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: