Quem quer ser um milionário?

slumdogSlumdog Millionaire – 2008

Direção: Danny Boyle, Loveleen Tandan

Roteiro: Simon Beaufoy

Elenco: Dev Patel, Ayush Mahesh Khedekar, Tanay Chheda, Madhur Mittal, Ashutosh Lobo Gajiwala, Azharuddin Mohammed Ismai, Freida Pinto, Rubiana Ali,  Tanvi Ganesh Lonkar, Ankur Vikal, Anil Kapoor, Saurabh Shukla, Irrfan Khan, Mahesh Manjrekar, Sanchita Choudhary


Danny Boyle é um diretor fabuloso, já que a maioria de seus filmes não tem a menor ligação um com o outro, mas  ele acaba fazendo todos com a mesma qualidade. “Quem quer ser milionário?” (mais um fantástico título brasileiro), merece muito suas indicações ao Oscar, pode até não vencer, já que os outros candidatos também são muito bons, mas com certeza é um filme que não pode passar despercebido.

A história alterna momentos recentes de Jamal (Dev Patel, Ayush Mahesh Khedekar e Tanay Chheda) concorrendo a 20 milhões de rupias em um programa de televisão e na delegacia, aonde responde a perguntas se está trapaceando no jogo, com recordações de sua infância, sempre ligadas as perguntas do jogo. Jamal e seu irmão Salim (Madhur Mittal, Ashutosh Lobo Gajiwala e Azharuddin Mohammed Ismai) são dois irmão que vivem em uma favela em Bombaim. Após a morte da mãe em um conflito religioso, os dois ficam soltos no mundo, mas juntos conseguem se virar. Eles acabam conhecendo Latika (Freida Pinto, Rubiana Ali e Tanvi Ganesh Lonkar), uma garota que também perdeu a família no conflito e por quem Jamal acaba se apaixonando. Os três acabam recebendo a ajuda de Maman (Ankur Vikal), um homem que a principio parece ter boas intenções, mas acaba se revelando um belo filho da puta bandido, que usa as crianças para ganhar dinheiro.

Depois que descobrem as reais intenções de Maman os três batem em retirada, mas Latika fica para trás e Jamal e Salim fogem da cidade, passando os próximos anos como bons garotos pobres indianos, roubando, enganando e por ai vai. Um pouco mais crescidos e seguindo o desejo de Jamal, eles retornam a Bombaim para resgatar Latika. Achar a menina é fácil, o problema é tirá-la de onde ela está, já que agora trabalha para Maman em um puterinho. A solução vem com um colt .45 nas mãos de Salim, que mete uma bala na cabeça de Maman e felizes e saltitantes eles partem com uma boa grana para uma estadia em um hotel ainda em construção.

Como o filme não reserva coisas boas para Jamal ainda, Salim simplesmente viaja na maionese e decide que vai ter uma sessão de prazer com Latika e ameaça o irmão com o revolver. Nesse momento os três se separam e Jamal segue sua vida trabalhando servindo chá em uma empresa de telemarketing até que reencontra o irmão e consequentemente Latika.

O modo como a história é contada é fantástica, com uma narrativa muito bem estruturada e edição bem feita. O roteiro é muito bem escrito e é inspirado em um livro de Vikas Swarup. É um dos filmes mais indicados ao Oscar deste ano, tendo recebido 10 indicações, o que na certa garante pelo menos uns dois, creio eu.

É um dos filme mais espetaculares de 2008, presta bastante.

Comments
One Response to “Quem quer ser um milionário?”
  1. ivania disse:

    eu gosto desse filme pricilpamente de jamal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: