Gran Torino

grantorinoGran Torino – 2008

Direção: Clint Eastwood

Roteiro: Nick Schenk

Elenco: Clint Eastwood, Bee Vang, Ahney Her, Christopher Carley, John Carroll Lynch

Quando se estuda Sergio Leone, uma das coisas que são citadas é o fato do diretor ter escolhido Clint Eastwood, na época um ator iniciante, era que ele não tinha muita expressividade e assim era perfeito para os Westerns. Com o passar dos anos, o ator inexpressivo se tornou um monstro, não só como ator, mas como diretor, função que começou a seguir no início dos anos 70. A qualidade de Eastwood, seja como ator ou diretor, é inegável e principalmente nos últimos anos ele só vem produzindo filmes excelentes.

“Gran Torino” é um filme simples, com uma temática semelhante a “Menina de Ouro”, com um homem velho e solitário e um jovem sem muito rumo na vida mas com grande potencial. Essa simplicidade não é por nenhum momento ruim, é caracteristico do diretor fazer coisas assim, basta ver que suas escolhas de enquadraturas, ambientações e fotografia são bastante tradicionais, mas sempre eficientes.

Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um velho solitário e rabugento que acabou de perder a esposa. Sua vida foi sempre muito fechada e mesmo tendo dois filhos, ele não faz a menor idéia de como eles são e nem faz muita questão disso. Veterano da guerra da Coréia e depois de trabalhar anos na fábrica da Ford, Walt segue a sua vida consertanto as coisas e enchendo a cara na varanda em frente a sua casa, chingando todos as pessoas que ousam dar uma olhada nele.

Sem a participação dos filhos e netos interesseiros em sua vida, Walt acaba tendo uma ligação muito forte com Thao (Bee Vang), seu vizinho de origem asiática que aparece em sua na vida quando tenta roubar a preciosa Gran Torino. Thao é um garoto timido, que é sempre perturbado por membros de uma gangue, que como iniciação para entrar no grupo, pedem que ele roube o carro de Walt. O roubo da errado e quando a gangue volta para dar uma “segunda chance” a Thao, Walt salva o garoto, salva mais o seu lindo gramado verde, mas com isso gera um sentimento de gratidão por parte da comunidade asiática da região.

Mesmo querendo distância dos asiáticos, a quem ele odeia devido a guerra, Walt tem um segundo momento de herói quando salva Sue (Ahney Her), irmã de Thao, da mão de três caras negros. A partir disso e com a gentileza de Sue, Walt começa a se abrir aos asiáticos, sendo convidado para a casa deles e participando de festas. Com seus novos amigos, Walt adota Thao e o ensina a consertar as coisas, empresta ferramentas, arruma um emprego, ensina a ser homem e até mesmo empresta a Gran Torino.

A relação entre os dois tem um abalo, quando a gangue volta a atacar, só que dessa vez fazem um estrago ainda maior, detonando a Sue. Walt tem que tomar uma decisão de como revidar da gangue, mas não envolver Thao nessa. O final é bem emocionante e também lembra um pouco “Menina de Ouro”.

Vovô Clint, o senhor está de parabéns, como sempre.

Comments
5 Responses to “Gran Torino”
  1. Excelente filme… como você falou bem desse aqui, vou perdoar por não meter o pau no Dragon Ball.

    • Lucas disse:

      huahuauauahuahuua
      que isso cara, dragonball é legal c vc tem 10 anos!! é melhor q o street fighter que nem tendo 2 anos pra gostar daquilo!!

  2. HuaehauehauehUHEUheuheuHEUheuEHUehU!

    Eu não vi o Dragon Ball nem o Street Fighter (ainda, pois quero ver pra rir).

    Mas os dois tem cara de BOMBA. O Street Fighter tinha e como você falou, é uma merda! Então, acho que não estou errado sobre o DB.

    Mas eu vou aproveitar aqui pra fazer uma pergunta: Cadê a sua crítica de Watchmen?

    Procurei, mas não achei. Se tiver aqui, me perdoa por não encontrar😛

    • Lucas disse:

      então, ainda não escrevi, tou enrolando pq sei q muita gente vai me xingar!!
      huauhauahuahuahuahuahuahuahua
      jah sabe mais ou menos o q q eu achei do filme né!!
      huahuahahuahu

  3. Porra!

    Pooooooooooorrrrrrrrrrraaaaa!

    Já imagino! Mas quero ler… pra meter o pau em tu! HuhauehauehUEHUheuHEUheuH!

    No bom sentido, claro😛

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: