Lost – 5ª Temporada, 16º Episódio & 17º Episódio

lostLost – Season 5, Episode 16 & 17: The Incident: Part 1 & Part 2 – 2009

Direção: Jack Bender

Roteiro:  Carlton Cuse, Damon Lindelof 

Elenco: Terry O’Quinn, Jorge Garcia, Josh Holloway, Evangeline Lilly, Matthew Fox, Elizabeth Mitchell, Naveen Andrews, François Chau, Michael Emerson, Yunjin Kim, Daniel Dae Kim, Nestor Carbonell, Alan Dale, Alice Evans, Jeremy Davies, Ken Leung, Eric Lange, Jeff Fahey, L. Scott Caldwell, Sam Anderson, Zuleikha Robinson, John Terry, Patrick Fischler, Alice Evans

“Lost” virou mania e mesmo tendo alguns momentos de pura porcaria é uma das melhores séries já produzidas. A quinta temporada tinha começado mal, os episódios eram uma pura enrolação e ninguém aguentava mais aquela coisa de vai e volta no tempo, vai ou não pra ilha e nada de respostas. Obviamente os criadores devem ter sentido isso, tanto é que depois a série ganhou um novo rumo, ficou muito mais ágil, começava a fornecer respostas a um monte de coisas e prendia a gente cada vez mais. O crescendo de qualidade chegou ao pico com esses dois últimos episódios, fechando a temporada de uma forma tão boa quanto foram as duas primeiras.

As surpresas do episódio começam com a aparição de um novo personagem, não tão novo assim, mas que pela primeira vez ganha um rosto. No início do episódio vemos um homem na praia, que após pegar um peixe, o frita e começa a come-lo. Logo depois chega um outro homem e eles começam a conversar sobre um navio que está na costa, após uma nada amigável conversação, o homem que tinha acabado de chegar se levanta e diz o nome do outro homem antes de ir, Jacob. Sim amiguinhos, Jacob, o todo poderoso da ilha, o cara que nunca ninguém viu e que sabe de tudo que rola na ilha. Na realidade esse mega episódio tem uma grande participação de Jacob, que é mostrado em flashbacks visitando cada grande personagem do seriado e já os preparando para o que virá, só com Hugo que ele tem um papo mais direto, pois é ele quem convence o gordão a voltar para a ilha. Jacob acaba se mostrando um cara legal, compra lancheira pra Kate, da a caneta para Sawyer escrever a carta ao Sawyer de verdade, desprende o chocolate do Jack e deixa a entender que foi ele o responsável por Locke ter sobrevivido a queda quando seu pai o jogou do alto de um prédio.

O Jacob dos dias atuais só irá aparecer no final do episódio, quando os Outros, agora liderados por Locke chegam a sua casa. No episódio anterior, Locke decide levar seu grupo para conhecer Jacob, mas por trás disso tudo ele tem um plano, matar Jacob. Nesse episódio, no meio do caminho, ele acaba atualizando Ben que será ele a cometer o crime, como o ex-líder havia prometido a Alex de fumaça seguir tudo o que Locke diz, Ben não diz nada contra isso. Após chegarem ao local aonde vive Jacob, Ben e Locke finalmente o encontram e ai outra grande surpresa acontece, o Locke não é o Locke, é segundo o que da pra entender, o tal cara do início do episódio. Que o Locke não é o Locke descobrimos pelo fato de que Ilana, uma das passageiras do vôo da Ajira, que na verdade é uma conhecida de Jacob, mostra o conteúdo de uma caixa, que estava presente desde o episódio anterior e se trata de nada menos que o corpo do Locke de verdade. Piraram? Eu também!! De alguma forma, o Locke falso está ali para se vingar de Jacob e usa Ben para isso.

Nos anos 70, Jack e Sayid chegam até a bomba de hidrogênio para seguirem com os planos de Daniel Faraday adiante. Nada é muito simples, eles precisam pegar uma parte da bomba e levar até a Estação Cisne, que fica bem longe dali. Com a ajuda de Miles, Hugo e Jin, os dois conseguem fugir do pessoal da Dharma e partir em direção a Estação. Enquanto isso, Sawyer, Juliet e Kate fogem do submarino e retornam a ilha para impedir que Jack ative a bomba. No meio do caminho eles acabam encontrando velhos conhecidos, Vincent, o cachorro de Walter, Bernard e Rose que passaram os últimos três anos vivendo na floresta. Após um breve encontro, os três voltam a sua missão e conseguem parar o grupo da bomba. Sawyer tenta argumentar com Jack sobre a cagada que o médico está fazendo, mas como nada adianta ele parte pra porrada mesmo e só para quando a patroa chega e impede mais socos na cara.

Com Jack desempedido, o plano volta a ativa, mas ainda assim há riscos, pois Radzinsky está na Estação para continuar com os trabalhos de escavação. Jack parte sozinho para a missão suicida e quando a barra começa a esquentar, a galera se junta a ele e em pouco tempo tomam o lugar e sinal verde para a detonação da bomba. Jack chega perto do buraco, pega a bomba, solta e … nada, nada acontece. Nada com a bomba, porque a broca consegue fazer seu trabalho e acaba chegando ao centro eletromagnetico, o que ocasiona uma confusão tremendo no lugar, já que tudo que é metálico começa a ser sugado para o lugar. Na confusão Dr. Chang acaba tendo o braço esmagado, Phil morto, Jack uma porrada na cabeça, mas o pior acaba acontecendo com Juliet. Uma corrente se prende em sua perna e a arrasta até o buraco, Kate e Sawyer tentam segurá-la, mas a corrente não se solta e ela acaba caindo no buraco.

Já ai eu tava puto, matar a Juliet é sacanagem e fazer o Sawyer chorar é mais ainda, mas ai em mais uma grande surpresa do episódio, Juliet acaba sobrevivendo após a queda e caindo do ladinho da bomba de hidrogênio e com uma pedra ela começa a bater para tentar a detonação, até que… tela branca e nós vemos em Janeiro de 2010.😛

Pois é, eu passei de euforia, a raiva e a odio em apenas alguns segundos, sinal que o resultado foi conseguido. A quinta temporada termina de forma fantástica, como não temos outra solução, basta aguardar até o ano que vem para descobrir o que acontece. E para quem não sabe, a próxima é a última temporada!!

Links

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: