Operação Valquíria

valkyrie

Valkyrie – 2008

Direção: Bryan Singer

Roteiro: Christopher McQuarrie, Nathan Alexander

Elenco: Tom Cruise, Tom Wilkinson, Thomas Kretschmann, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Terence Stamp, David Bamber


Sabe qual que é a graça de ver um filme que você já sabe o final? Quase nenhuma né, você acaba vendi por curiosidade mesmo, só pra saber como é o meio da coisa toda. Em “Operação Valquíria” todo mundo já sabia o óbvio, o plano para matar Adolf Hitler deu errado e quem esteve envolvido se ferrou bacanamente, então sobra pra gente ver como e porque as coisas deram erradas.

O ponto forte do filme nem é o roteiro e nem a pesquia histórica, que ao me ver está correta, mas sim no cuidado em que a equipe teve de caracterizar um dos períodos mais críticos na história moderna, tanto na parte do figurino, quando de toda a cenografia. Tá que fica tudo fácil quando se tem pessoas como Bryan Singer e Tom Cruise no projeto, ou seja, grana não irá faltar.

O filme trata dos fatos reais em que o Coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) se une a algumas pessoas contrárias ao regime de Hitler e decidem de uma forma bastante drástica por fim ao nazismo e por consequencia na Segunda Guerra. O plano pra lá de complicado, consiste em por em ação um plano de contingência do próprio Hitler, a Operação Valquíria, mas Stauffenberg a usará para prender os líderes da SS e dar um golpe de estado.

Essa parte é a mais fácil se assim podemos dizer, já que tudo depende de um pequeno detalhe, que Hitler morra. Essa parte do plano fica a cargo do próprio Stauffenberg, que participando do ciclo de reuniões do Fuher quer colocar uma bomba e mandar o local para os ares.  O que acontece é parte da história, a bomba de Stauffenberg não atinge o objetivo e a Operação Valquíria que tinha sido iniciada é abortada quando se constata que Hitler está vivo.

Um interessante aspecto é que mostra que muitos dos participantes da conspiração estavam ali apenas para tirar vantagens pessoais. O filme é bacana, mas acaba que não reserva muitas surpresa a quem assiste.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: