Hunger

hungerHunger – 2008

Direção: Steve McQueen

Roteiro: Steve McQueen

Elenco: Michael Fassbender, Liam Cunningham, Stuart Graham, Helen Madden, Des McAleer, Helena Bereen, Brian Milligan, Liam McMahon

Escrito e dirigido por Steve McQueen, que não é o famoso ator estadounidense, “Hunger” é um filme difícil, não por complexidade de roteiro e sim pelo tema e pelas fortes imagens que possui. Essa co-produção entre Inglaterra e Irlanda mostra uma greve de fome realizada na década de 1980 por militantes presos que lutavam pela separação da Irlanda do Norte da Inglaterra.

O ritmo do filme é lento e vai mostrando aos poucos a vida dos presos, que sofriam nas mãos dos ingleses e que viram no protesto, uma forma de sensibilizar o mundo para a causa da Irlanda do Norte. As atuações são perfeitas, quase silenciosas e extremamente dramáticas e a direção de Steve McQueen (esse é o primeiro e único filme do cara) também é muito boa. Os enquadramentos são longos e basicamente fixos, transmitindo bem o drama da história. Existe uma cena que dura 16 minutos em um único enquadramento.

O filme não tem um personagem central nos minutos iniciais,  focando em momentos diversos personagens por poucos minutos. Porém da metade até o final, Bobby Sands (Michael Fassbender) se torna o centro da história e a greve é mostrada através dele, fazendo com que o espectador o acompanhe enquanto definha e sua saúde deteriora.

O filme ganhou 28 prêmio, inclusive em Cannes,  Bafta e em Veneza, o que já é um excelente cartão de visitas para qualquer filme.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: