G.I. Joe – A origem de Cobra

gijoeG.I. Joe: The Rise of Cobra – 2009

Direção: Stephen Sommers

Roteiro: Stuart Beattie, David Elliot, Paul Lovett

Elenco: Channing Tatum, Marlon Wayans, Dennis Quaid, Sienna Miller, Christopher Eccleston, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Joseph Gordon-Levitt, Karolina Kurkova, Byung-hun Lee, Rachel Nichols, Ray Park, Saïd Taghmaoui, Jonathan Pryce, Arnold Vosloo, Brendan Fraser


Para quem tem até uns 30 anos e é homem, com certeza teve pelo menos um boneco dos Comandos em Ação na infância. Eu tinha uma cacetada, incluindo bases, carros, tanques e outro acessórios que com certeza esvaziaram um pouco os bolsos do meu pai. O universo que circunda os Comandos em Ação é enorme, tendo além dos bonecos, quadrinhos, desenhos animadosm filme e video games.

“G.I. Joe – A origem de Cobra” chega ao cinema como o primero filme com personagens reais do universo criado pela Hasbro e se sai bem, até mesmo se compararmos com os demais filmes de ação lançados nos últimos meses. Desta vez, o filme além de explosões, perseguições de carro, batidas e porrada, tem um roteiro bem coeso e que abrange boa parte do universo original dos “Joes” sem deixar aquele fã mais xiita irritado. Um ponto extremamente positivo foi que apesar de o filme ser apenas uma ponte para uma franquia, a história não foi uma enrolação, os mocinhos e os vilões se enfrentam pra valer, a ameaça é grandiosa e o que é mais importante, os vilões não morrem ao final dos confrontos.

A empresa M.A.R.S. , uma gigante da produção de armamentos mundiais, consegue um acordo com a OTAN para a distribuição de uma nova arma, os nanomites. Quando os militares liderados por Duke (Channing Tatum) e Ripcord (Marlon Wayans) transportavam a carga, eles são atacados por um desconhecido, porém bem equipado grupo. Quando a carga estava para ser levada, os G.I. Joe aparecem e conseguem evitar o roubo e transportam até a sua base secreta.

Os G.I. Joe são uma equipe militar internacional comandadas pelo General Hawk (Dennis Quaid) e que são convocados sempre que a situação foge do controle dos militares tradicionais. No caso da carga da M.A.R.S.,  os G.I. Joe acabam sendo considerados responsáveis pelo transporte depois do ataque e em sua base ficam aguardando ordens para iniciar a missão.

Apesar de considerar que a carga está segura em sua base, os “Joes” são atacados e roubados pelo mesmo desconhecido grupo, que já não é tão desconhecido assim, já que Duke conhece Ana (Sienna Miller) e o “Joe” Snake Eyes (Ray Park) conhece Storn Shadow (Byung-hun Lee). O grupo é secretamente comandado por McCullen (Christopher Eccleston), o presidente da M.A.R.S., que pretende usar o conteúdo da carga para destruir diversas cidades pelo mundo e controlar o que sobrar depois da humanidade em pânico.

A perseguição para recuperar a carga vai parar em Paris, local aonde o grupo de McCullen pretende e acaba conseguindo destruir a Torre Eiffel. Após fracassarem na operação e ter Duke sequestrado, os “Joes” vão para o ataque final para evitar que McCullen destrua as principais cidades do mundo com os nanomites.

O filme tem aquele esquema de não deixar o espectador respirar, com sequencias e mais sequencias de cenas de ação, mas isso é coisa do gênero ao qual o filme faz parte. Para quem não gosta de filmes assim é melhor nem chegar perto, já que não vai gostar nem um pouco. As cenas de ação são em geral com planos mais fechados e lotadas de efeitos especiais, o que também não agrada algumas pessoas, mas ai caimos de novo no caso de ser um elemento do gênero do filme.

“G.I. Joe – A origem de Cobra” é um bom filme de ação com elementos de ficção cientifica. Se você gosta do gênero, curte boas cenas de explosão e perseguições e brincava de Comandos em Ação quando criança o filme é mais do que indicado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: