Jean Charles

Jean Charles – 2009

Direção: Henrique Goldman

Roteiro: Henrique Goldman, Marcelo Starobinas

Elenco: Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luis Miranda, Patricia Armani, Daniel de Oliveira e Sidney Magal


Um dos filmes que mais esperava ver esse ano se mostrou uma grande decepção, “Jean Charles” é um desperdicio do talento de Selton Mello, uma abordagem completamente errada do caso do verdadeiro Jean Charles e um show de péssimas interpretações. Na verdade o projeto como um todo foi errado, da escolha do diretor até a idéia de pegar atores não profissionais. Pegar não atores é uma tarefa árdua, se a equipe não tiver a paciência de moldá-los, o resultado é trágico, alguns filmes já usaram essa experiência, como “Cidade de Deus”, mas nele, o trabalho com quem fosse atuar foi enorme e ai tudo encaixou e nada soou ruim e forçado.

O caso do Jean Charles todo mundo lembra né? Se não, o Jean Charles foi um brasileiro assassinado no metrô de Londres pela Scotland Yard em 2005 e até hoje os culpados não foram punidos. A operação da polícia foi uma cagada só, eles confundiram o Jean com um terrorista muçulmano e simplesmente encheram de bala, um cara desarmado e que não ofereceu nenhuma resistência.

O filme tenta dar abraçar o mundo mostrando além de Jean Charles, outros imigrantes brazucas em Londres, cada um com seus problemas de regularização de visto, busca por qualquer trabalho e principalmente o desejo de juntar um dinheiro para ajudar a família. Uma vantagem é que não mostraram o Jean como um santo, mostraram ele como um ser humano mesmo, que cometeu seus erros, mas era uma pessoa de boa e que não fez nada para merecer ser morto como foi. O evento do metrô acaba em segundo plano no filme, a sequência é curtíssima e a escolha da cena em que Jean Charles é alvejado em primeira pessoa foi péssima.

O filme acaba que fala de brasileiros e sua busca pela sobrevivência aqui na Europa em vez de falar do assassinato do Jean e do descaso dos governos, tanto brasileiro como britânico para punir os culpados. “Jean Charles” é todo errado, não presta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: