Um ato de Liberdade

Defiance – 2008

Direção: Edward Zwick

Roteiro: Clayton Frohman, Edward Zwick

Elenco: Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell, George MacKay, Alexa Davalos, Mark Feuerstein


Um filme que você vai gostar, mas vai acabar esquecendo com o passar do tempo. Esse é um resumo básico de “Um Ato de Liberdade”, um filme bacana, mas morno, sem nada demais. Esteticamente o filme é bem feito, tem uma boa fotografia, belos figurinos, uma boa direção e com boas atuações, principalmente as de Daniel Craig e Liev Schreiber, mas toda essa qualidade técnica não basta para deixar o filme ser empolgante, as duas horas passaram devagar e quando acabou só me veio uma coisa na cabeça, “e ai?”

Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber), Asael (Jamie Bell) e Aron (George MacKay) são irmãos judeus que após os pais serem assassinados pelo exército alemão fogem para a floresta da região e iniciam ali um pequeno grupo de sobrevivência. Tuvia acaba sendo o líder natural da resistência, mas aos poucos os conflitos de interesse com Zus vão aumentando. Enquanto Tuvia quer se manter na floresta e sobreviver, Zus quer organizar um grupo armado e lutar, matando o maior número de nazistas possíveis.

A cada dia que passa, a vida na floresta vai ficando mais arriscada, com o grupo passando frio e tendo a comida cada vez mais racionada. Mesmo com todas essas adversidades, mais e mais judeus aparecem fugidos dos guetos e encontrando no grupo de Tuvia uma esperança para esses tempos tão difíceis.

É uma bonita história de superação, Tuvia não é mostrado como um super-herói, e sim apenas como um homem que conseguiu sobreviver ao holocausto e ajudou como pode aqueles que sofriam a mesma perseguição que ele.

Fica a impressão que o filme poderia ter rendido mais, ou que pelo menos trouxesse alguma coisa mais positiva e não a mesmisse.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: