Guerra ao Terror

Hurt Locker – 2009

Direção: Kathryn Bigelow

Roteiro: Mark Boal

Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, Ralph Fiennes, David Morse, Evangeline Lilly


O que algumas premiações não fazem com um filme hein? “Guerra  ao Terror” tinha sido relegado pelas distribuidoras, até que pintaram as indicações para as mais importantes premiações de Hollywood. No Brasil, o filme foi lançado diretamente em DVD e o nome do ator principal (que inclusive recebeu uma indicação ao Oscar) sequer consta na capa escolhida pela distribuidora. Depois de tantos erros, “Guerra ao Terror” já pode ser considerado um dos maiores injustiçados do cinema, principalmente dependendo do resultado da premiação do Oscar.

Dirigido por Kathryn Bigelow, ex-mulher de James Cameron, o filme é uma das maiores surpresas do ano. Além de contar com atores desconhecidos nos papéis principais, toda atmosfera da guerra, é transferida para uma guerra psicologica, em que os protagonistas só querem é sair o mais rápido possível. As escolhas da diretora são todas muito bem executadas, desde a câmera a mão, os zooms até as cenas de grande duração.

Atores mais conhecidos como Guy Pierce, Ralph Fiennes, David Morse e Evangeline Lilly, fazem pequenas participações, mas todas de fundamental importancia para o rumo da história. Esse aspecto lembra um pouco “Além da Linha Vermelha”.

Esqueça a definição padrão de militares heróis. Aqui, o Sargento James (Jeremy Renner), do esquadrão antibombas do exército dos Estados Unidos, “salva o dia”, mas sempre com uma dose enorme de irresponsabilidade que poderia custar a sua vida e de seus comandados. James se junta ao esquadrão faltando 38 dias para que eles retornem a casa. A contagem regressiva deixa um clima de tensão, esperando que uma bomba exploda e todos vão para os ares pouco antes de embarcarem.

Um filme simples mas que funciona e sem gastar nem 10% do que seu principal concorrente ao Oscar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: