B13-U: 13º Distrito – Ultimato

Banlieue 13 – Ultimatum – 2009

Direção: Patrick Alessandrin

Roteiro: Luc Besson

Elenco: David Belle, Cyril Raffaelli, Philippe Torreton, Daniel Duval

Por mais criticado que o filme possa ser, B13 tem uma coisa extremamente interessante, o Parkour e principalmente, o criador do estilo. Para quem não sabe,  o Parkour consente em uma série de movimentos que permite a pessoa se deslocar em qualquer espaço, o tornando praticamente um estilo de vida. Ele é diferente do Free Running, mas ai eu não saberia entrar nos detalhes e explicar tudo a vocês.

O Parkour foi desenvolvido por David Belle, um dos atores principais desse e do primeiro 13º Distrito. O francês é um mito e na internet é fácil achar vídeos de exibição e até mesmo propagandas com o cara.

“B13-U: 13º Distrito Ultimato” é a continuação de “13º Distrito”, filme que aconselho para aqueles que curtem um filme com ação do início ao fim. No final do primeiro filme, o governo francês declara que iria melhorar a vida dentro dos distritos, regiões em Paris completamente cercadas e fonte de grande violência. Porém os anos se passaram e nenhuma mudança aconteceu, apesar das promessas dos governantes,

Achando mais fácil detonar tudo ao invés de tentar arrumar as coisas, alguns membros do governo armam um plano para que a opinião pública e o governo se voltem contra o 13º Distrito. Coordenados pelo chefe de segurança Walter Gassman (Daniel Duval), membros do serviço secreto francês matam dois policiais e acabam colocando o carro dentro do distrito para que num descuido dos moradores, a culpa caia sobre eles.

Uma outra parte do plano do chefe de segurança é de tirar o capitão Damien (Cyril Raffaelli) da jogada, para que ele não intervenha pelo distrito. Damien acaba sendo preso em casa, após os homens de Gassman terem plantando droga em sua casa e forjado um flagrante.

Com um vídeo mostrando alguns moradores atirando no carro da polícia, o governo se vê obrigado a colocar um plano em prática, desocupar imediatamente o distrito e mandar tudo pelos ares. O plano de Gassman vai correndo tranquilamente, até que se descobre que alguns jovens do distrito filmaram com o celular a ação dos membos do serviço secreto. Correndo risco, um dos jovens entrega o celular para Leïto (David Belle), que após ver o vídeo decide enfrentar a polícia mais uma vez e salvar seu bairro.

Leïto tira Damien da cadeia e os dois juntos tentam se organizar com as diversas gangues do distrito e conseguir desmascarar todo o plano de Gassman.

Obviamente e assim como no primeiro filme, a atenção não fica no roteiro e nem nas atuações dramáticas, mas sim nos momentos de luta e nas coreografias do Parkour. O estilo de câmera e direção é bastante interessante e funciona muito bem, deixando o filme ágil.

“B13-U: 13º Distrito Ultimato” não é tão bom quanto o primeiro e tem um final meio besta, mas mesmo assim é um bom filme.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: