Besouro

Besouro – 2009

Direção: João Daniel Tikhomiroff

Roteiro: Patrícia Andrade, João Daniel Tikhomiroff

Elenco: Aílton Carmo, Flávio Rocha, Macalé, Jéssica Barbosa, Ânderson Santos de Jesus, Chris Vianna, Sérgio Laurentino

O maior erro de “Besouro”, foi ter sido vendido como um filme de ação e assim, criou uma expectativa de ser um filme eletrizante, principalmente pela presença de Huan-Chiu Ku, o cara que criou as coreografias de filmes como “Kill Bill”, “O Tigre e o Dragão”, “Reino Proibido” e por ai vai. “Besouro” é um filme excelente, mas possui muito mais filosofia interna do que ação. O herói se prepara psicologicamente mais do que age.

“Besouro” conta a  história de um capoeirista que no Recôncavo baiano, lutou contra o poder de um coronel em prol de seu povo.  Mesmo com o fim da escravidão, os negros ainda eram vistos como mercadoria e era o Mestre Alípio (Macalé) quem conseguia manter o povo unido contra o Coronel Venâncio (Flávio Rocha).

Em um ataque, Mestre Alípio é morto e Besouro (Aílton Campo) acaba se sentindo culpado, já que era ele quem deveria estar fazendo a sua proteção. O povo negro da região acaba perdendo seu mentor e o Coronel começa a abusar ainda mais de seu poder, principalmente porque Besouro, a pessoa que deveria ocupar o lugar do mestre se refugia na mata, envolto em seus pensamentos.

Depois de começar a ter visões de seu mestre e dos orixás, Besouro inicia a estragar os planos do Coronel, sabotando o canavial e provocando uma pequena revolta dos capoeiristas. A resposta do Coronel é imediata, dando início a uma caçada a Besouro.

As poucas cenas de ação são muito bem executadas, na verdade, em todos os aspectos, o filme é bem feito, o erro foi ter sido divulgado como um filme frenético, com ação do início ao fim. Ainda se nota a tradicional dificuldade das produções brasileiras com o roteiro, mas realmente “Besouro” é um avanço e tanto para o cinema nacional, principalmente pelo fato de ter tido a humildade de chamar um gringo para fazer uma coisa que não temos a menor idéia de como se faça.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: