O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus

The Imaginarium of Doctor Parnassus – 2009

Direção: Terry Gilliam

Roteiro: Terry Gilliam, Charles McKeown

Elenco: Heath Ledger, Christopher Plummer, Lily Cole, Tom Waits, Andrew Garfield, Verne Troyer, Johnny Depp, Colin Farrell, Jude Law, Peter Stormare

Se tem um cara que deve levar um prêmio por superar os obstáculos, essa pessoa é Terry Gilliam. Genial desde os tempos de Monty Phyton, Gilliam sempre teve problemas nas filmagens de seus filmes, não por culpa própria e sim porque algo cisma em conspirar contra o diretor.

Em “O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus”, Gilliam teve um problema que faria muito diretor cancelar tudo, a morte de um dos atores principais. Heath Ledger, como todo mundo já sabe, morreu em Janeiro de 2008 e estava no meio das gravações de seu segundo filme com Terry Gilliam. A morte do ator fez com que o filme fosse paralisado por algumas semanas, deixando Gilliam a beira de seu segundo filme inacabado. O que poderia gerar a regravação de tudo, acaba servindo bem para a estranha história, já que no mundo imaginário do Doutor Parnassus, você pode ser quem quiser. Assim Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law compõem o elenco, substituindo a ausência de Ledger nas cenas psicodélicas. Essa solução acaba funcionando perfeitamente, talvez até melhor caso tivesse sido pensado dessa maneira.

Doutor Parnassus (Christopher Plummer) está para perder a sua filha Valentina (Lily Cole) para Mr. Nick (Tom Waits), o diabo. No passado, Parnassus e Nick fizeram uma aposta que garantia a vida eterna a um e uma filha ao outro. Na época, Parnassus não tinha filha e assim achava que seguiria em toda sua vida. Com Valentina completando 16 anos, Nick vem pegar seu prêmio, mas ai surge uma nova aposta, quem conseguir ganhar cinco almas leva.

É ai que entra Tony (Heath Ledger), um simpático homem que tinha sido deixado para morrer enforcado em uma ponte. Mesmo com toda suspeita de Anton (Andrew Garfield), Valentina acaba se apixonando pelo misterioso homem, enquanto Parnassus vai cultivando uma grande admiração por ele. Com Tony no grupo, Parnassus parece levar vantagem, mas é exatamente assim que Nick quer.

As mudanças de Tonys acontecem quando ele entra no mundo de Parnassus e aos poucos a verdade sobre a sua vida vai aparecendo. Pode parecer estranho no princípio, mas o filme como um todo é assim, já que as loucuras visuais de Terry Gilliam sempre foram assim. As cenas do mundo imaginário são uma extensão daquilo que Gilliam fazia com as animações de Monty Phyton, escadas sem fim, cores saturadíssimas, monstros que surgem do nada, tudo na mais prefeita insanidade.

“O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus” é um filme estranho, mas é de Terry Gilliam e isso já é o suficiente para me agradar.

Comments
One Response to “O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus”
  1. Cristina disse:

    …E tendo o Johnny Depp no elenco, tb já é o suficiente para me agradar, pois ele é talento, competente, inteligente e muuuuuuuito sensual. Amo. bjoooo. Muach!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: