À Deriva

À Deriva – 2009

Direção: Heitor Dhalia

Roteiro: Heitor Dhalia

Elenco: Laura Neiva, Vicent Cassel, Camilla Belle, Débora Bloch, Cauã Reymond, Gregório Duvivier


Me espantei ao ver nesse filme Vicent Cassel falando tão bem português. Sua presença e a de Camilla Belle dão um ar internacional ao filme, mesmo que os atores não sejam do mainstream do cinema.

“À Deriva” é o que se convencionou chamar de filme de formação. Aquele tipo de filme em que um ou mais personagens adolescentes passam por algum tipo de experiência que vai moldar suas personalidades no futuro. Alguns filmes nesse estilo são mais pesados e outros menos, como é o caso aqui.

Para seu primeiro filme, Laura Neiva, que interpreta a personagem principal, se sai muitíssimo bem. Sua sintonia com Vicent Cassel desenvolve bem o filme, fazendo com que a relação entre pai e filha se torne quase uma relação de amantes. Na verdade o filme, não quer mostrar Filipa (Laura Neiva) como uma criança, desde a primeira cena, a necessidade da transformação é latente. Os enquadramentos mostram seu corpo, que mesmo ainda não completamente formado, já desperta o desejo em vários personagens.

Em uma férias com a família em Búzios, Filipa começa a deixar de lado seu lado infantil para se tornar uma mulher. Com os amigos ela começa a descobrir o poder que uma mulher pode exercer sobre um homem, usando seu corpo e aquilo que pode oferecer. Usando exemplos próximos, Filipa começa a flertar apenas por diversão e tenta se vestir como adulta.

Em casa, ela começa a presenciar um divórcio iminente com a traição do pai, que ela acredita ser a causa de todas as brigas entre os pais. A relação com o pai, que antes da descoberta da traição era a melhor possível, vai se transformando depois que ela encontra fotos do pai com outra mulher.

Ao seu modo, “À Deriva” tenta transmitir uma transformação da adolescência para vida adulta. Mesmo com alguns momentos de baixa, o filme se sai bem e Heitor Dhalia vai se firmando com um dos bons diretores da nova safra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: