Lost – 6ª Temporada, 17º Episódio

Lost – Season 6, Episode 17: The End – 2010

Direção: Jack Bender

Roteiro: Damon Lindelof, Carlton Cuse

Elenco: Matthew Fox, Henry Ian Cusick, Evangeline Lilly, Terry O’Quinn, Nestor Carbonell, Naveen Andrews, Emilie de Ravin, Michael Emerson, Jorge Garcia, Josh Holloway, Ken Leung,  Daniel Dae Kim, Yunjin Kim, Elizabeth Mitchell

Vou começar de trás para frente porque ai a linha de raciocinio flui melhor. Antes de mais nada, saibam que esse post vai ser mais spoiler do que nada. O seriado acabou e não da pra analisar de outro modo, pelo menos eu não consigo.

O final de Lost foi de certa forma o que muita gente já especulava, envolvia a morte de todo mundo e uma certa redenção. Acontece que uma parte importante dessa suposição estava errada, os eventos na ilha foram reais sim. Eles estavam vivos e simplesmente a série usou a realidade paralela da última temporada como uma espécie de ponto de encontro para os mortos.

Para quem não entendeu e precisa de uma mãozinha, tudo o que nós vimos aconteceu de verdade com os personagens. As viagens no tempo, monstro de fumaça, Jacob, sair da ilha, voltar para a ilha e por ai vai, foi tudo real, a realidade paralela da última temporada que em teoria não, era apenas um ponto de encontro dos losties depois da morte. Todo mundo morre um dia, não é?

O que pode ter causado muita dúvida é que em vez de um flashforward ou um flashback, dessa vez foi usado um flashsideway. Ou seja, os eventos da realidade paralela ocorrem simultaneamente ao que ocorria na ilha. O que causa outras dúvidas é que a série não trabalha e nunca trabalhou com uma linha de tempo “normal”, ou seja, “ontem”, “hoje” e “agora” não significam absolutamente nada na realidade da série. J. J. Abrams tá se tornando um mestre nisso.

Muita gente não gostou do final da série, até entendo as razões, principalmente porque se vocês forem ver os outros posts que escrevi dessa sexta temporada, a maioria foi descendo a lenha. A verdade é que Lost se perdeu depois da terceira temporada e a queda foi realmente vertiginosa. Nessa última temporada a coisa desandou completamente, a enrolação foi enorme, o excesso de sentimentalismo nas cenas foi descarado e realmente se finalizou a série com um nível baixo. Mas sejamos sinceros, alguém ai acreditava num milagre, visto o andamento das coisas? Pelo jeito que a série tava chata e o último episódio enrolão, a solução de dizer que tudo era real e que mais cedo ou mais tarde todo mundo morre mesmo e que a realidade paralela é o ponto de encontro deles, foi uma solução sem muitos danos. Melhor isso do que ter que se contentar com respostas fracas para as milhares de perguntas mistériosas.

Sobre as perguntas que ficaram pendentes, acho que não precisava de responder tudo. Se vocês querem tudo mastigadinho que vão ver novela da Globo.

E agora a pergunta, Lost termina por baixo? Bem, contando a grande audiência que a ABC e a CTV tiveram e a quantidade de textos referêntes ao final da temporada, a resposta mais óbvia é não.

Comments
One Response to “Lost – 6ª Temporada, 17º Episódio”
  1. vinícius disse:

    “Melhor isso do que ter que se contentar com respostas fracas para as milhares de perguntas mistériosas” Falou tudo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: