Machete

Machete – 2010

Direção: Ethan Maniquis, Robert Rodriguez

Roteiro: Robert Rodriguez, Álvaro Rodríguez

Elenco: Danny Trejo, Robert De Niro, Jessica Alba, Steven Seagal, Michelle Rodriguez, Jeff Fahey, Cheech Marin

“Machete” é um dos filmes mais esperados do ano, pelo menos pra galera que curte sangue, e felizmente não decepciona, sendo tão insano como o despretencioso trailer falso criado para o projeto Grindhouse.

Escrito e dirigido por Robert Rodriguez e com a co-direção de Ethan Maniquis e co-roteirização de Álvaro Rodriguez, “Machete” segue a linha do projeto Grindhouse de 2007 entre Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. O filme é exagerado ao extremo, com sangue voando, cabeças rolando pelo chão, atuações caricaturais e muito, mas muito clichê que foi colocado ali propositalmente. O ruído da película continua presente algumas vezes e o efeito usado no filme da a impressão que ele foi gravado em 16mm. “Machete” é na verdade tecnicamente muito parecido com “O Mariachi” já que foi gravado em boa parte no esquema da camaradagem e com muita improvisação.

O que faz de “Machete” um filme bom é exatamente o exagero que ele apresenta. A sequência incial com Danny Trejo entrando em uma casa e decepando vários homens com o machete já garante o ingresso, mas o que vem depois não decepciona. Muitas cenas foram gravadas exatamente como estavam no trailer falso de 2007 e por sorte, ou competência da produção, o elenco se manteve, tendo obviamente a inclusão de muitos outros atores. Por ser um filme extremamente violento é de se estranhar a presença de tantos nomes conhecidos, já que reunir Robert De Niro, Jessica Alba, Lindsay Lohan, Michelle Rodriguez, Steven Seagal, Cheech Marin e Jeff Fahey no mesmo elenco deve ser uma tarefa das mais complicadas. Talvez ai entre a política adotada pelo diretor, que entre seus projetos pessoais também filma “coisas” como “Pequenos Espiões” e deve ter muitos favores a serem cobrados por ai.

Machete (Danny Trejo) é um ex-agente federal do México que após uma operação fracassada para prender seu ex-parceiro e agora chefe do tráfico de drogas, Torrez (Steven Seagal) começa a viver na clandestinidade nos Estados Unidos. Além de destruir a carreira de Machete, Torrez matou sua mulher e filha, deixando o ex-agente com uma grande sede de vingança.

Alguns anos depois e já nos Estados Unidos, Machete é abordado por um misterioso homem, Michael Booth (Jeff Fahey) que oferece um trabalho: matar o senador John McLaughlin (Robert De Niro), que tem como principal plataforma de trabalho a expulsão de todos os trabalhadores imigrantes dos Estados Unidos e a construção de um muro entre o país e o México. Machete aceita o trabalho e doa toda a grana para Luz (Michelle Rodriguez), a líder de uma organização que ajuda os imigrantes a cruzar a fronteira e arrumar um emprego nos Estados Unidos.

O plano era simples, atirar em McLaughlin durante um discurso, mas Machete é traído por Booth. Ferido e procurado pela polícia, Machete vira um ponto a favor das reformas do senador. Machete é ajudado pela organização de Luz e após de recuperar começa sua vingança contra Booth, que ele descobre ser assessor  de McLaughlin. Além de Luz, Machete consegue a ajuda de Sartana Rivera (Jessica Alba), uma agente da La Migra, a polícia de fronteira e controle de imigração dos Estados Unidos.

Muitas cenas são levadas ao ridículo como no salto entre andares usando o intestino de um cara, mas elas servem no contexto do filme, que é todo um grande exagero positivo. As atuações caricaturais estão perfeitas, Danny Trejo é um ícone dos filmes trash e se sai muito bem como protagonista. Não preciso comentar o desempenho de Robert De Niro, mas uma menção honrosa deve ser feita para Jessica Alba, que nunca foi uma boa atriz, mas se sai bem aqui.

“Machete” é um filme extremamente recomendado para quem gosta de uma boa sanguinolência e boas doses de exagero.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: