A Mentira

“A Mentira” cita quase constantemente diretores e filmes dos anos 80, sendo uma espécie de coletânea das comédias românticas oitentistas. Os personagens surgem quase como uma caricatura de uma época em que filmes leves eram engraçados e bons, fazendo com que a gente nem se importasse de ver trocentas vezes as reprises na Sessão da Tarde ou no Cinema em Casa.

O filme é centrado em Olive (Emma Stone), que apresenta sua história para a câmera (que no filme é uma webcam). Ela já começa citando alguns filmes de John Hughes e pensa como seria se sua vida fosse filmada pelo diretor/roteirista, usando todos os grandes momentos de clássicos como “Digam o que Quiserem” e “Clube dos Cinco”. Tudo o que é importante no filme tem uma referência, uma metalinguagem inteligente e que as vezes deixa a gente boiando de tantas citações.

Olive é uma garota comum, tão comum que não é notada na escola e só ganha atenção quando inventa uma mentira inocente que acaba se espalhando para todo mundo. A mentira cresce, ganha proporções gigantescas e obviamente toma um rumo que Olive não esperava. No meio há tudo que se pode esperar de uma trama assim: a necessidade de aprovação e o fanátismo católico, que transforma as pessoas em caricaturas ridículas. Por mais que a realidade seja a dos Estados Unidos, no Brasil tal coisa seria semelhante.

“A Mentira” é um filme muito engraçado, principalmente nas cenas com os pais de Olive. Emma Stone está muito bem em seu papel, é segura o suficiente para fazer um personagem solto e conduzir o filme quase sozinha.

Nota 7

Título Original: Easy A

Direção: Will Gluck

Roteiro: Bert V. Royal

Elenco: Emma Stone, Penn Badgley, Amanda Bynes, Dan Byrd, Thomas Haden Church, Patricia Clarkson, Cam Gigandet, Lisa Kudrow, Malcolm McDowell, Alyson Michalka, Stanley Tucci

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: